TERROIR

São 70 hectares de vinhas que dão origem a vinhos cada vez mais reconhecidos

No coração do Alto Alentejo, onde a paisagem ondulante se estende até ao horizonte, encontra-se o terroir único que dá origem aos nossos vinhos. Aqui, a terra generosa, marcada por solos franco-arenosos derivados de granito, oferece o equilíbrio perfeito, permitindo à videira um desenvolvimento pleno e saudável, consistente com a produção das melhores uvas.

O clima mediterrânico, com Verões longos e quentes, proporciona a maturação lenta e equilibrada das uvas, intensificando os seus aromas e sabores. As noites frescas ajudam a preservar a acidez natural, garantindo vinhos de estrutura firme e elegância notável.

A Herdade do Perdigão possui 70 hectares de vinhas onde se encontram plantadas predominantemente as castas tintas típicas da região como a Aragonez e a Trincadeira, pontuadas pelas não menos relevantes Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Touriga Franca e Alfrocheiro. Nas castas brancas a escolha recaiu sobre as também tradicionais Antão Vaz, Arinto e Verdelho.

O vinho começa na vinha, onde são utilizamos as melhores práticas de viticultura, com o objetivo de obter, na colheita, a melhor fruta possível. Na proximidade da vindima, é seguido um protocolo rigoroso de controlo de maturação, de maneira a conseguirmos colher as uvas no ponto ideal de maturação fenólica e maturação alcoólica.

O terroir ideal, as melhores metodologias de vinificação e enologia e uma equipa experiente e dedicada, liderada pelo enólogo David Patrício, permitem moldar cada colheita com paixão e respeito pela terra. Cada garrafa que sai da nossa adega conta a história deste terroir singular: um convite a descobrir a essência e a alma dos vinhos alentejanos.